Imagem de destaque do post undefined

Seu comportamento é consequência da sua inteligência emocional

Seus pensamentos são a forma como você interpreta a realidade, assim como as situações que você vive e os estímulos que você recebe. Note que a mesma situação é vista de diferentes formas por diferentes pessoas.

Onde queremos chegar neste processo inacabável chamado autoconhecimento, depende muito de cada pessoa, mas um objetivo bastante comum, pensando no contexto profissional, é melhorar sua performance. Os comportamentos que parecem desajustados para seu atual ciclo, vejamos alguns exemplos: impulsividade, falta de acabativa, rigidez cognitiva, comunicação receosa/ agressiva, e tantos outros comportamentos que impactam diretamente performance profissional. Entenda que seus comportamentos são a sua forma de se expressar, de ser você, eles são resultado não são causa.

Nesta linha de raciocínio que estamos seguindo seus comportamentos são consequência de suas emoções que são consequências dos seus pensamentos. Nesta ordem. E como falamos no início deste artigo, seus pensamentos são os óculos que você usa para interpretar/ entender as situações que vivencia. Entender esta tríade e inseri-la nos seus pensamentos é um ponto relevante para aprimorar sua IE, pois você terá mais chance de aumentar seu repertório comportamental, você poderá criar novas formas de reagir aos estímulos que recebe. Esta riqueza de repertório comportamental tem o nome de maturidade.