Seu comportamento é consequência da sua inteligência emocional
Hoje, uma capacidade que ajuda cada vez mais pessoas a se compreenderem e saberem o que estão sentindo, como agem e como podem se otimizar para alavancar sua carreira, é a inteligência emocional.
Quanto maior a inteligência emocional, maiores as chances de se fazer um autoconhecimento, ação que consiste em olhar-se para si, seus sentimentos e emoções, e depois refletir sobre seu papel existencial e como está sendo afetado pela sua volta.
Neste material, nós vamos falar sobre isso: inteligência emocional, autoconhecimento e sobre como uma auto-análise pode ser útil.
Autoconhecimento e Inteligência Emocional
Seus pensamentos são a forma como você interpreta a realidade, assim como as situações que você vive e os estímulos que você recebe. Tais pontos afetam individualmente cada ser, já que uma mesma situação é vista de diferentes formas por diferentes pessoas.
Deste modo, para se entender é preciso analisar como você reage aos pontos que atrelam a sua vida, e é por isso que precisamos chegar no processo inacabável chamado de autoconhecimento.
O autoconhecimento é algo que depende única e exclusivamente de você, e pensando em um contexto profissional, é através dele que é possível melhorar sua performance.
Trazendo como exemplo comportamentos desajustados de impulsividade, falta de acabativa, rigidez cognitiva, comunicação receosa ou agressiva, e tantos outros, afetam diretamente a performance profissional.
E para entender isso, com uma boa inteligência emocional, será fácil compreender seus comportamentos como forma de expressão, e apesar de ser sobre você, ver que eles são apenas resultados e não são uma causa.
Nesta linha de raciocínio que estamos seguindo, seus comportamentos são consequência de suas emoções, sendo consequências dos seus pensamentos.
Então, como já demos a entender, pensamentos são os óculos que você usa para interpretar e entender as situações que vivência. Entender esta tríade e inseri-la nos seus pensamentos é um ponto relevante para aprimorar sua inteligência emocional.
Você terá mais chance de aumentar seu repertório comportamental, você poderá criar novas formas de reagir aos estímulos que recebe. Gerando esta riqueza de repertório comportamental que tem o nome de maturidade.