Imagem de destaque do post Não existe felicidade sem saúde, mas qual o papel do trabalho pode contribuir para isso?

Não existe felicidade sem saúde, mas qual o papel do trabalho pode contribuir para isso?

Um dos assuntos mais falados no mundo profissional é a necessidade de se ter uma carreira satisfatória. O desejo da maioria das pessoas deixou de ser apenas ter um bom emprego, e evoluiu para ser feliz e ter sucesso.

Entretanto, o ser humano é complexo, e é complicado obter sucesso profissional sem contar com uma boa saúde, tanto física quanto mental.

Saúde é um conjunto de fatores, sendo um bem-estar completo entre físico, mental e social, não se resumindo apenas a questões de doenças e enfermidades. Ou seja, deste modo fica melhor o entendimento que a saúde é bastante atrelada aos contextos que nos relacionamos.

O trabalho então se encaixa perfeitamente nesse impacto que afeta nossa saúde, sendo nossa fonte de sustento e afetando diretamente nossa felicidade, já que sem ele vivemos com limitações significativas.

Mas, como garantir felicidade no trabalho para manter a saúde em dia? É sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue sua leitura e veja como garantir sua realização profissional.

Relação trabalho e felicidade hoje

Na atual conjuntura da sociedade, empresas e profissionais estão passando por uma grande renovação em relação aos modelos de trabalho. Algumas organizações estão adotando apenas o modelo home office, enquanto outras estão atuando retomando ao presencial.

Nessa mudança, profissionais ficam divididos. Uma parcela sente falta do ambiente comum de trabalho e sentem-se limitados em relação ao home office. Em contrapartida, diversos trabalhadores preferem atuar presencialmente.

A readaptação da jornada de trabalho então tem se tornado um fator de impacto em relação à felicidade e saúde de pessoas. Já que, o modo de atuação gera um sentimento misto!

Como ser feliz no trabalho?

Quando estamos trabalhando, muitas vezes, estamos infelizes, tristes ou desconectados. Mas será possível equilibrar essa equação?

Nós entendemos que não, mas é preciso coragem e maturidade para ajustar essa relação. Coragem para se conhecer, assumir o que é importante para você e não para o que os outros acham que é. Enquanto maturidade para lidar com a realidade, pois, muitas vezes vivemos de expectativas irreais que geram mais frustrações.

Resumidamente, não existe uma fórmula replicável de realização. Somos seres complexos e não podemos excluir aquilo que temos de mais especial, a nossa subjetividade.

Quando estamos felizes e saudáveis, temos autoestima para valorizar nossas qualidades e humildade para entender nossas limitações. Não delegamos as decisões da nossa vida para terceiros nem nos vitimizamos frente às circunstâncias. Seguimos em frente, agimos para mudar, nos adaptar ou ressignificar.

Por isso, seja saudável primeiro, para você viver a felicidade verdadeira!