Imagem de destaque do post Inteligência emocional exige coragem

Inteligência emocional exige coragem

Inteligência Emocional (IE) é a capacidade de entender nossas emoções, pensamentos e comportamentos como um sistema conectado e interdependente. é preciso coragem para aceitar seu padrão emocional e mudar.

Pessoas que não desenvolvem a IE adotam padrões rígidos a respeito de si e dos outros. Geralmente agem como vítimas das consequências, impotentes e se conformam com o seu estilo de ser. Dessa forma, não questionam seus padrões e acabam desenvolvendo uma postura defensiva, constantemente justificam-se sobre o modo de agir o e ponto.

Reduzem o mundo aos seus pontos de vista, e argumentem na defesa de suas ideias, afinal, elas são conclusivas. Inteligência Emocional exige reinvenção constante, exige refletir sobre nosso funcionamento enquanto ser humano. Não somos máquinas, mas por medo de pensar, podemos imitar o funcionamento automatizado de máquinas.

O primeiro ponto da IE é a coragem de pensar e questionar nossos padrões, vamos a segunda, capacidade de responsabilizar-se. Que nada mais é do que entender-se como adulto responsável por suas escolhas. Também é um conceito que pode ser entendido de forma óbvia, mas se você observar a si mesmo e aos outros ao seu redor além do óbvio, rapidamente irá perceber que realmente não é óbvio.

Ou no mínimo é difícil de aplicar. Poucos praticam no seu dia a dia de forma natural, simplesmente porque é muito difícil e porque fomos pouco educados para identificar nossos padrões e para entendermos os diferentes padrões dos nossos.

Você está presenciando um contexto organizacional que fala exaustivamente sobre o tema, sob diferentes perspectivas, mas corporações de todos os portes investem para impulsionar a IE de seus líderes e times. Claro que são diversos motivos que fizeram chegarmos no momento de mundo e de gestão no qual estamos, mas um que não podemos ignorar é a complexidade do contexto social e econômico onde estamos inseridos, se alguém não consegue ao menos identificar suas emoções ou a origem dos seus pensamentos, como vai conseguir performar neste contexto? Não vai. Não vamos. O ingrediente secreto que adiciona ainda desafio é que só é possível se caminharmos em rede, se for um movimento cultural, ou colocamos a humanidade do ser humano no centro da mesa, ou seguiremos míopes e binários.