Imagem de destaque do post Conversar sobre carreira e performance é conversar sobre vida

Conversar sobre carreira e performance é conversar sobre vida

Porque você decidiu ser gestor/ gestora?
Ter uma carreira de gestão deveria ser uma escolha, mas nem sempre é assim. Às vezes só buscamos crescer, às vezes nem pensamos direito porque tudo aconteceu tão rápido, às vezes foi uma proposta tentadora ou pelo dinheiro, ou pelo status, ou pelo poder, ou por tudo isso. Às vezes foi pelo sonho de fazer tudo diferente do que fizeram conosco. Às vezes foi por tudo isso e mais infinitas coisas, algumas que conseguimos nos dar conta e tantas outras que não conseguimos acessar. Sabemos que ninguém te contou o tamanho da solidão da liderança, muito menos a ansiedade constante em dar conta de tudo ou a angústia por toda a expectativa que tanta gente coloca em você.

Uma das tarefas mais difíceis desse papel é falar naturalmente sobre a performance do profissional. Se torna tão torturante quando essas conversas acontecem somente uma vez no ano. sabemos de tudo isso e queremos te dizer: te humaniza e humaniza teu time. Quando for falar com os teus colaboradores, lembre-se que são pessoas que estão vulneráveis frente a tua posição de poder.

Tira o foco de ti, esse momento é sobre a pessoa. Pense na experiência que será transmitida. Se preparar é importante, elencar os principais tópicos da conversa. Durante a conversa esteja inteiro/ inteira. Agende a reunião, reserve um espaço, trate com a devida importância. Te conecta verdadeiramente com quem estiver à tua frente. Essa pessoa esperou muito por este momento. Você tem um papel importante na vida dela, é uma figura de poder, um modelo. Esta pessoa te observa, tenta aprender contigo.

Pra finalizar, tenha calma, você é uma pessoa e não um herói/ heroína, você não precisa ser perfeito, você precisa ser humano/ humana.

Tenha calma, muita coisa que você vai dizer é difícil de se ouvir, entenda que a pessoa provavelmente vai estar nervosa e pode ter reações estranhas. Abra espaço para ouvir, sem julgar. Estabeleça uma relação horizontal e humana. Isso depende de você, é o teu papel. Seja você gestor por opção ou por necessidade. Enquanto ocupar essa cadeira, essa atividade não pode ser delegada.

Conte conosco, ajudar você a entender as suas emoções e as dos outros é o alicerce do nosso trabalho, peça ajuda se precisar.